quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Este não é o meu Introspecto



Você já parou pra pensar como é fácil observar os defeitos dos outros?


Um tem um andar feio, o outro tem um nariz muito grande, aquele lá é egoísta, aquele outro "se acha" muito, o fulano é tagarela, o ciclano é demasiadamente ofensivo, beltrano é gordo, fulano júnior é preguiçoso...
Mas e os seus defeitos??


Eu sou a pessoa mais cheia de defeitos que conheço.
E se você olha mesmo para o seu próprio umbigo, também deveria pensar da mesma forma, que você é a pessoa mais cheia de defeitos que conhece.


É verdade!
Não me olhes torto assim, caro leitor...
Se você não chegou nessa conclusão, deve ser pois sabotas sua própria análise.


Vou contar um pouco dos meus defeitos aqui para comprovar minha teoria;


Eu sou:
- Sensível
- Melindroso
- Ciumento
- Mimado
...
Isso sem contar pecados capitais que já adoto como meus, entre outros defeitos.


... onde eu estava querendo chegar, mesmo?
Ah sim...
E os seus defeitos?






Há uma grande probabilidade de você me conhecer.
Esse blog não é divulgado em todos os lugares...
Talvez alguns momentos pelo msn, um pouco na timeline do meu Facebook... mas não é muito.
E se você me conhece, talvez saiba alguns defeitos meus também, não é mesmo?
Se não lembrou de nada, pense um pouco...
Pensou? Lembrou de algum?
Pois é... imaginei que lembrarias...


Viu como é fácil observar os defeitos dos outros?


Façamos um exercício...
Aperte a tecla do windows + R no seu computador.
Isso vai abrir uma janelinha do executar.
Digite "notepad" (sem as aspas) e tecle enter.
Agora comece a digitar alguns defeitos seus...


Eu já fiz isso... aqui obtive uma lista grande de defeitos.
Nem todos são graves, mas são todos defeitos que eu admito ter.
Agora faça o mesmo com outra pessoa...
Pense em alguém que você teve ou ainda tem bastante contato em sua vida.
Talvez um chefe ou ex-chefe? Talvez seu irmão/irmã, pais...
Escolha quem quiser e faça o mesmo, tente listar todos os seus defeitos.
Faça isso antes de continuar lendo. Não vale roubar...


*Não continue a ler a partir de agora sem fazer as duas listas!*


Você consegue lembrar se foi honesto com os seus próprios defeitos enquanto fazia a lista?
Ninguém estava te olhando, você poderia mesmo ter sido completamente sincero, leitor...
E por que não o foi?


Tá bom... vamos fingir que você foi mesmo honesto...
Qual a diferença do total dos seus defeitos e da pessoa que você usou para o exercício?
Eu chuto uma diferença de 1 a 3 defeitos a favor da pessoa que você analisou.
Deu isso pra você?


Sim, obviamente os resultados podem variar.
Mas... será que somos sempre honestos?
Percebo que, quando fiz minha lista, coloquei alguns defeitos que eu gostaria de mudar e omiti alguns que eu não gostaria de mudar e passei a tratá-los simplesmente como meu jeito de ser.
Pronto! Que solução simples, não é mesmo?
Agora não são mais defeitos, apenas meu jeito de ser...
Mas... e se?


E se outra pessoa tivesse feito a lista dos meus defeitos?
E se ela fizesse a lista com a minha presença?
E se ela fizesse a lista pensando que eu nunca iria vê-la?
E se ela fizesse as duas listas, dos meus defeitos e do dela, enquanto ela estava brava comigo?
E se ela fizesse as duas listas enquanto ela estivesse muito feliz comigo?
E se ela fizesse as duas listas com fome? Que resultado ela teria?
E se fosse com sono? E se fosse com vontade de ir ao banheiro?


Todos podemos responder corretamente essas perguntas com facilidade sem sequer testá-las, não é mesmo?
A nossa honestidade depende de circunstâncias, de momentos, relações, sentimentos, hábitos e, o mais importante de tudo,  de vontade!


Nunca poderemos dizer com segurança que somos 100% corretos, ninguém é.
Eu não sou, você não é.
Então que tal parar de julgar os outros por isso?


Nos últimos meses eu cometi muitos erros com o agravante de nunca ter cometido alguns deles antes.
Alguns dos meus erros foram em cima de erros de outros... mas e aí?
Dois erros não fazem uma certo. Me arrependo dos meus erros, mas adorei ter aprendido tanto com eles.
O problema é ser julgado pelos erros que você já se arrependeu de ter cometido e não tem nem como voltar atrás.
O máximo que você pode fazer é não repetir os mesmos erros, é assim que evoluímos.


Não, leitor... não estou querendo errar e ficar impune.
Simplesmente acredito que sempre lhe parece mais ao alcance julgar aos outros que julgar a si mesmo, perceber o erro dos outros ao invés de admitir os nossos, perdoar nossos próprios erros a perdoar o do próximo...

Tudo que eu quero agora é acertar.
Quero estar com a pessoa certa, com a atitude certa, com a visão da vida correta, ...
Vou adotar um o lema "seja verdadeiro".
Diga o que quiser dizer, faça o que quiser fazer, seja o que quiseres ser... desde que seja verdadeiro!







A picture paints a thousand words,

As one door closes, another door opens,
And two wrongs don't make a right
Now good things come to those who wait,
Take the highs with the lows dear,
You'll get what your given and everything's gonna be alright.

2 comentários:

  1. Eu nao fiz o exercício, mas sei que tenho muitos defeitos tbm. Todos nós temos né. Dificil é admití-los. O pior dos defeitos é a falta de humildade, pq nos impede de enxergar os outros. Beijãoo anjo! ;***

    ResponderExcluir
  2. Ninguém faz esse exercício, não importa o quanto eu insista! ehhehehehe ;)
    Beijo!

    ResponderExcluir